Hino de Curitiba – 318 anos

OBJETIVO – Compreender o Hino de Curitiba / Estabelecer relação entre a música e a realidade / Possibilitar ao aluno reconhecer que os grupos sociais compõem hinos que representam a sua ligação com determinados fatos. Entender os hinos como manifestações sociais que aproximam grupos por suas identidades, com o esporte, o bairro, a escola, o pais e outros símbolos. Estabelecer as relações entre a letra do hino e identificar sua importância para a construção de imagens e símbolos sobre Curitiba.

CONTEÚDO –  Paisagem local – espaço e lugar
Valorizar os hinos brasileiros; estabelecer relações entre os hinos e nossas identidades. Conhecer diferentes hinos praticados do povo brasileiro; interpretar o Hino de Curitiba e outros hinos.

ENCAMINHAMENTO -

Em roda converse com os alunos sobre os hinos que conhecem, ou que já ouviram na escola, em casa, em festas, etc. Organize na lousa a lista de hinos conhecidos da turma.
Se você souber algum, cante para eles e explique como aprendeu e por quê. Lembre-se de hinos mais populares como o do time de futebol, da escola, de escolas de samba, entre outros.

Após uma sessão descontraída da captura desse repertório conhecido dos alunos, questione a turma sobre por que temos hinos em nosso dia-a-dia? Pergunte por que acham que as pessoas escrevem e cantam hinos? Anote na lousa todas as hipóteses das crianças.
À medida que os alunos vão sugerindo e contribuindo com a discussão, escreva ou projete numa tela um trecho de um hino bem conhecido da turma . Geralmente os hinos de times são os mais conhecidos.

Escrever o hino para eles, explicar cada estrofe.

Com auxílio dos livros LIÇÕES CURITIBANAS  - explicar a bandeira e o Brasão de Curitiba

ATIVIDADE:

1 Retire do hino as palavras cujo significado você não conheça. Procurar no dicionário e copiar no caderno

2 Criar um brasão para nossa escola. Explique o significado.

AVALIAÇÃO
Ao final do processo, discuta com os alunos alguns conceitos que podem ser gerados a partir dessa aula sobre hinos e seus significados, tais como as figuras de linguagem que descrevem o Brasil.
Outro ponto interessante a ser discutido é o papel do hino para os brasileiros: qual a importância cultural dos hinos? Por fim, a interpretação da letra do hino e os símbolos que a letra contém: país vasto, de recursos infinitos , justiça, pátria e nação.

Cidade linda e amorosa da terra de Guairacá.
Jardim luz, cheio de rosa Capital do Paraná.
Pela ridente paisagem
Pela riqueza que encerra,
Curitiba tem a imagem
Dum paraíso na terra.

Viver n’ela é um privilégio
Que goza quem n’ela está.
Jardim luz, cheio de rosa
Capital do Paraná.
Pérola deste planalto
Toda faceira e bonita.
Na riqueza e na opulência
Vive, resplande, palpita

Subindo pela colina
Ativa sempre será.
Jardim luz cheio de rosa
Coração do Paraná.
Salve! cidade querida
Glória de heróis fundadores.
Curitiba, linda jóia
Feita de luz e de flores.

Tags:


  • Del.icio.us
  • Twitter

One Response to “Hino de Curitiba – 318 anos”

  1. EU AMO ESSE INO É MUITO LEGAL
    DE +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Leave a Reply